domingo, 3 de junho de 2007

Sociologia no Ensino Médio

A algum tempo essa discussão mexe comigo. Creio que por motivos próprios e verdadeiros... Afinal, somente num país como o Brasil é que um "grande" Presidente da República, sociólogo diga-se de passagem, abre mão de um Projeto de Lei que tornaria obrigatória as disciplinas de Sociologia e Filosofia.

Bom... vamos ao que interessa.

O ensino de sociologia no Brasil é marcado por um processo pendular de inclusão e exclusão da disciplina no ensino.
Institucionalização
Após a Proclamação da República, a idéia dos republicanos era de disseminar no país uma nova idéia de nação, portanto é proposto por Benjamim Constant, a disciplina de Sociologia no ensino "secundário", como obrigatoriedade.
A implantação da Sociologia nesse período fundamenta-se pela crença de um pensamento renovador por parte daqueles que eram responsáveis pelos projetos pedagógicos nacionais, e também contribuir para o desenvolvimento dos estudantes de um novo ideal de nação, de progresso, de capacidade de interpretação e intervenção em sua própria realidade e do pensamento crítico.
Alijamento
Esse período tem suas configurações determinadas pelo regime ditatorial.
A sociologia passa nesse período, a não ser obrigatoriedade. Deste modo, fica claro que a disciplina de Sociologia era para as autoridades ditatoriais, mais do que desnecessária, era impertinente, indesejável. Afinal, a disciplina contribuía para a formação de indivíduos críticos, com capacidade de questionar, investigar e compreender a realidade social.
Embora neste período a Sociologia tenha se ausentado, os trabalhos para sua reinserção não cessaram.
Retorno
Permanece a luta pelo retorno, definitivo, na forma de disciplina obrigatória. É um período que traz algumas curiosidades. Essas ficam por conta de que hoje não vivemos mais sob um regime autoritário e nem está no poder um déspota ditador. Porém, tivemos no poder um sociólogo que podou nossas asas.
Atualmente, tornar obrigatório o ensino de Sociologia é tão importante quanto sua legitimação por parte da sociedade, um novo desafio que vem sendo gradativamente superado.
A docência desta disciplina vem para contribuir de modo específico e peculiar junto às demais disciplinas para a construção de uma sociedade reflexiva, investigadora de seu meio, e capaz de problematizar sua própria realidade.

"Para alcançar o que se almeja não há truques, e nem se desdobrará por encanto. A luta prossegue, e a cidadania agradece."

Beijinhos...

E até a próxima!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O governo tem pavor de pessoas "pensantes". Já discutimos isso né Cá? O esquema é pensarmos por si só. Aqui no seu blog vc já faz sua parte, questiona e nós, leitores, que cheguemos a nossa própria conclusão. Esse tb é meu papel como jornalista e é isso que procuro fazer sempre. Tá escrevendo muito heim amiga!
Bjão