terça-feira, 26 de junho de 2007

Retalhos de uma sociedade

Hoje lendo um dos meus blogs favoritos, me deparei com a seguinte frase: "Qual será a explicação que os sociólogos darão dessa vez?"
Apesar de crer piamente, que os cientistas sociais - sociólogos, cientistas políticos e antropólogos são capazes de enxergar a sociedade diferentemente de qualquer outro ser, também acho que seria pegar pesado demais com esses intelectuais a "salvação" ou "explicação" da sociedade.
Atualmente ela se transforma a cada instante. Se codifica de diversas formas e modos a todos os momentos. Explicar e dar sentido à fatos socialmente distintos fica cada vez mais complexo, limitando opiniões e conclusões.
Como cientista social, fico indignada e cada vez mais desencantada com essa sociedade medíocre em que nos tornamos! Somos todos medíocres sim! Incapazes de fazer algo a mais para ao menos tentar modificar isso! Não adianta querer tirar o corpo fora!!! Eu, você, nós... TODOS! Somos todos hipócritas! Muito se fala... mas nada se faz! Não agimos! Ficamos coagidos nos tornando cumplíces dessa podridão!!!
A sociedade perde gradativamente seus valores, suas crenças, seus medos, anseios... perde a dignidade de permanecer impune... perde a tranquilidade de viver em paz... Tudo isso com o nosso consentimento, que queiramos ou não acabamos dando!!!
A tendência para o futuro não é animadora, mas gostaria realmente que pudéssemos ainda desfrutar um outro nível de sociabilidade!

Beijinhos...

E até a próxima!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa indignação já é alguma coisa, eu acho!! O que eu observo é que muita gente tem vontade de fazer algo, mas não sabe por onde começar. É assim que me sinto. O que fazer? Uma revolução armada? Greve? Uma corrente, reza brava? Preciso de uma luz!!!
Bjus Cá!

Rubi disse...

Olá

Descobri que visita o meu cantinho. Vim agradecer o link

Abraço

Ana Carolina disse...

Imagina Rubina... é um prazer!!!

Tati disse...

Concordo com você, Carol! Quando me pergunto qual a explicação sociológica para os mauricinhos ricos que batem em empregada, até imagino uma resposta: A violência no Rio chegou a tal ponto que deixou de ser monopólio de morro. Não é mais violência social, é violência ética!!!
Beijos

Anônimo disse...

Realmente a sociedade ta complicada!!! e o exemplo dos meninos que agrediram a mulher mostra o qto isso é verdade!!!