quarta-feira, 30 de maio de 2007

Plena certeza

Antes de começar a publicar meus textos (nossa como é chique "publicar meus textos")... gostaria de explicar que eles são "obras" de quando estava na faculdade, cursando Ciências Sociais, curso que eu nunca tinha ouvido falar antes de prestar o vestibular.
Meu ingresso nesse curso foi um tanto surpreendente, pois um ano antes tinha prestado vestibular para Enfermagem e Fisioterapia... tinha até me matriculado no curso de Enfermagem. Desisti! Senti que não era minha praia... pulei fora antes mesmo de começar o curso. Na verdade, resolvi prestar o tal vestibular de Enfermagem e até me matricular nele, por achar que "salvaria" meu avô. "Salvar" no sentido de poder dar a ele melhor bem estar... Achei que poderia tirar-lhe o sofrimento de estar "preso" a uma cama e a uma cadeira de rodas. Meu avô teve um AVC. Ficou com o lado esquerdo do corpo sem movimentos. Não sei o grau ao certo, mas ele já tinha tido ao longo de sua vida muitos problemas com sua saúde.
Bom... minha intenção era linda! Eu sei. Mas não me via naquele papel. Eu tinha 18 anos... no momento queria me livrar da dor que via nos olhos da pessoa que me ensinou a nadar... que me contava muitas piadas... que me dava bronca pra caramba... que exigia um bocado de mim, só por eu ser a neta primogênita... que se emocionou muito ao me ver marcar gols numa Olimpíada Estudantil (aqui da "roça" mesmo!)... que brincava na praia de contruir castelos... que na praia me ensinou a pegar "jacarés"... Enfim, eu queria vê-lo feliz com a vida novamente!!! Mas não daquela forma. Eu não suportaria, como enfermeira, passar pelas situações que elas passam. Seria um fracasso. Horrível. Fugiria da luta!
Como a incerteza ainda batia em minha porta na hora de "escolher o meu futuro", resolvi trabalhar e fiz cursinho por um ano! Mas chegou novamente o momento de decidir minha vida... Entre muitas revistas de profissões, me interessei pela Ciências Sociais. Já tinha uma quedinha pela a geografia, mas queria algo mais... Não sabia o que era, nem sobre o que falava esse curso de Ciências Sociais,mas tinha algo que me chamava atenção... "Algo a mais..."
Prestei o vestibular e passei!!!
Me lembro perfeitamente como me senti um peixe fora d'água no primeiro dia... E na primeira semana então?!... Tive um professor por quem chorei uma semana... Justamente a primeira semana... Chorei de medo... insegurança... não me sentia mais capaz de continuar... Hoje levo numa boa e até faço piada... Quase ele conseguiu que eu desistisse de mais uma faculdade... mas dessa vez, com uma semana de experiência!
Mas não conseguiu!!!! E hoje sou uma Cientista Social com muito orgulho!!!
Orgulho da minha utopia! Da minha loucura!
Orgulho da minha luta! Da minha escolha!
Por isso, a partir deste post trarei alguns textos que escrevi na Faculdade. Não será contínua a publicação deles... mas sempre que puder estarei colocando-os.
Para mim, isso é uma resposta ao professor, que um dia substimou não só o meu potencial, mas o potencial dos meus grandes amigos e companheiros!

Ps.: Costumava falar na faculdade: "caí de gaiato nesse barco, mas acho que foi a melhor coisa que fiz na minha vida!" Hoje tenho a plena certeza que foi a melhor coisa que fiz!!!

Beijinhos...

E até a próxima!!!

2 comentários:

Tati disse...

ah, vc até que ia ficar bonitinha de uniforme branco e chapeuzinho de cruz vermelha!!!!!!
beijos

Anônimo disse...

Que orgulho de vc amiga! No fundo a gente sabe a hora de desistir.. E principalmente a hora de continuar!
Bju